Segurança


A questão da segurança é um dos elementos mais importantes de qualquer serviço relacionado com cartões e o serviço online através da Internet não é uma excepção.

Nesta página pretendemos esclarecer as dúvidas que eventualmente tenha sobre a segurança deste serviço.

Não é nossa intenção explicar tecnicamente como os diversos níveis de segurança são conseguidos, mas sim dá-los a conhecer de uma maneira simples e rápida.

A nossa solução de segurança inclui a utilização de códigos de acesso, que só são conhecidos por cada Utilizador e pelo sistema informático, bem como o que há, neste momento, de mais robusto em termos de tecnologia de cifra na Internet: protocolo HTTPS e SSL a 128 bits e que garante a encriptação da informação que circula entre o browser do seu computador e o servidor da Unicre. Para além disso, o nosso site está protegido com três níveis de FireWalls, para além de sistemas de detecção de intrusão (ISD – Intrusion Detection System).

O que são os códigos de acesso ao serviço?

São conjuntos de caracteres alfanuméricos que lhe fornecemos para que possa utilizar este serviço com toda a tranquilidade.

Quando se inscreve neste serviço, é-lhe fornecido um código de acesso quem juntamente com o username (conjunto de caracteres alfanuméricos) lhe permite aceder ao mesmo.

Este código é-lhe disponibilizado numa página segura, cujo acesso é apenas possível através do link que enviamos através de e-mail. Com este código de acesso e o seu username poderá realizar consultas/operações que lhes são disponíveis.

Logo após o 1º acesso («login»), é-lhe pedido que altere esse código por um outro que é apenas do seu conhecimento. Isto prende-se não só com o facto de a segurança ser assim reforçada, mas também com uma maior facilidade para si.

Se, por qualquer motivo, perder ou se esquecer dos seus códigos de acesso, nem mesmo o operador poderá dizer quais são. Para sua segurança, teremos que lhe emitir novos códigos (mas o processo não é demorado, nem complicado!).

Naturalmente que lhe recomendamos vivamente que não divulgue nem transmita nunca os seus códigos de acesso.

O que é o SSL 128 bits?

É um protocolo baseado em certificados digitais, que assegura a autenticação, a integridade dos dados e a privacidade das comunicações na Internet. «Autenticação» porque permite garantir uma correcta identificação tanto da máquina do Cliente como dos servidores; «Integridade dos Dados» porque assegura que os dados enviados por um dos lados não são alterados durante a transmissão; «Privacidade» porque devido à encriptação efectuada estabelece sessões em que as duas partes envolvidas sabem que os dados transmitidos, mesmo na eventualidade de serem visualizados, capturados ou armazenados por terceiros, não são entendíveis por estes.

A chave denomina-se «128 bits» porque é efectivamente uma chave, com o tamanho de 128 bits, que adicionada à transacção, garantindo assim que apenas duas pessoas possam saber o que estamos a ver, o Cliente e a Instituição.

O que é a encriptação?

É um processo de transformação da informação enviada (cifra), garantindo que não pode ser lida nem decifrada por terceiros, dado que não dispõem das chaves de encriptação.

Como sabemos que estamos numa sessão SSL 128 bits?

No momento em que visualizamos no ecrã este símbolo, estamos perante uma «sessão segura», ou seja, os dados transmitidos estão a ser encriptados. Para saber o nível de segurança (tipicamente 40 bits ou 128 bits), basta clicar no mesmo; pode ainda ter acesso a informação adicional (como por exemplo a confirmação da entidade com a qual se está em comunicação). Para além disso, o endereço do site em vez de começar por http:// começa por https://.

O que são FireWalls?

FireWalls são sistemas de segurança adicionais localizados no ambiente da instituição e que têm como objectivo impedir o acesso não autorizado de terceiros a sistemas sensíveis deste ambiente, como por exemplo o acesso a dados confidenciais.

Recomendamos que:

Mantenha os códigos de acesso confidenciais
Altere-os sempre que achar necessário
Não abandone o computador ligado, sobretudo se outras pessoas puderem aceder ao mesmo na sua ausência
Contacte-nos em caso de anomalias

Requisitos para o acesso ao serviço:

Ligação à Internet
Via modem ou rede
Linha telefónica normal/rdis
Browsers Microsoft Internet Explorer 4.x (ou superior)
Sistemas Operativos
® Microsoft Windows 95/98
® Microsoft Windows NT/2000

Outros
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